Aracy Balabanian, a eterna “Dona Armênia” da novela “Rainha da Sucata” morre aos 83 anos

Publicado em:

07/08/2023

Faleceu hoje, Aracy Balabanian, aos 83 anos de câncer de pulmão
Faleceu hoje, 7 de agosto de 2023, Aracy Balabanian, aos 83 anos de câncer de pulmão(FOTO Rep./AgNews )

Aracy Balabanian nos deixou aos 83 anos

A renomada atriz Aracy Balabanian faleceu aos 83 anos.

Uma das últimas imagens públicas de Aracy foi durante um encontro com Claudia Raia e seu filho, Luca, em uma visita ao Rio de Janeiro no mês anterior.

Aracy Balabanian com Luca filho de Claudia Raia
Aracy Balabanian com Luca filho de Claudia Raia (FOTO Reprodução / Instagram/@claudiaraia)

Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 22 de fevereiro de 1940, em uma família de imigrantes armênios. Aos 12 anos ficou encantada com a ideia de ser atriz, depois de assistir a uma peça:

“Eu chorei muito. Estava emocionada porque era aquilo que eu queria. É muito difícil para uma criança de 12 anos, ainda mais naquela época, querer ser atriz e já perceber que ia ter muitas dificuldades”, disse em entrevista ao “Memória Globo”.

Mas lá atrás, em 1950, as atrizes eram mal vistas pela sociedade e, para seguir seu sonho de atuar, Aracy teve que superar a resistência de seu pai, que era contra sua decisão de seguir a carreira artística:

“Eu comecei numa época em que não era bonito fazer televisão, nem teatro”, lembrou nossa inesquecível Dona Armênia.

Aos 14 anos, foi convidada por Augusto Boal para um teste no Teatro Paulista do Estudante e passou. Assim, na estreia, numa peça chamada ‘Almanjarra’, ela teve elogios de dois críticos conceituados:

“Eles escreveram uma crítica que terminava dizendo: ‘Aracy Balabanian: guardem esse nome’. Eu fiquei possuída”, lembra Aracy saudosa.

Daí para frente foram tantos personagens, tantos sucessos, que Aracy se firmou como uma das maiores atrizes do Brasil. Ele dominava tanto a arte dramática quanto a comédia.

A Aracy de 1990, conquistou o país com a Dona Armênia, de “Rainha da Sucata”, uma mãe muito controladora de seus três filhos sofredores. Seu sotaque ficou guardado para sempre na memória do público, e ela foi perfeita porque aproveitou o que via em casa com seus pais imigrantes.

O sucesso de Dona Arménia foi tão grande que as falas de seu personagem viraram memes como, por exemplo, “Na chon”, para dizer “no chão”:

“Minha mãe era uma mulher toda aplicada, mas nós tínhamos uma vizinha que falava muito alto, que se metia na vida de todo mundo. Então, eu fiz um pouco assim. Foi uma loucura o sucesso da personagem”

Além da Dona Arménia a Cassandra, de “Sai de Baixo”, parava o Brasil em 1996. Este último, exibido aos domingos à noite, era gravado em um teatro com plateia e incorporava risos e improvisos do elenco. Aracy era uma ex socialite, morando no Largo do Arouche, uma zona decadente, na região central de São Paulo:

“Eu me vi fazendo uma coisa que é o sonho de todo ator, teatro e televisão, ao mesmo tempo. Só que era um espetáculo ensaiado em uma tarde”, contou Aracy.

Em Sai de Baixo, na companhia de um time de comediantes de primeira, como Tom Cavalcante e Miguel Falabella, a atriz sofreu horrores, porque os atores saiam do roteiro para cutucar a já veterana Aracy e ela tinha que segurar o riso, mas muitas (e muitas) vezes não conseguia:

“No Sai de Baixo, eu sofri horrores, porque tinha uma coisa que meu pai me corrigia muito, eu ia contar uma coisa e ria ou chorava antes de concluir. Eu pedi para o Daniel [Filho] para sair”. E a atriz explicou:

‘Daniel, eu tenho que sair porque não estou correspondendo’. Ele: ‘Por quê?’. ‘Não, porque o outro começa a falar, principalmente o Miguel Falabella e o Tom Cavalcante, que faziam improvisações, e na hora eu não conseguia me controlar, chegava a me unhar toda!’”, contou Aracy numa de suas últimas entrevistas.

Sai de Baixo com elenco de humoristas maravilhoso, Aracy, Miguel Falabela, Tom Cavalvante e Marcia Cabrita
Veja vídeo de “Sai de Baixo” com Aracy e grande elenco de humoristas (Foto Reprodução / You Tube)

Segundo informações do portal Metrópoles, em outubro de 2022, durante um tratamento para um derrame pleural, Aracy descobriu dois tumores nos pulmões. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro onde faleceu.

Ficamos órfãos da graça, do humor inteligente e da versatilidade de Aracy Balabanian neste 07 de agosto de 2023.

Saiba mais sobre Famosos na Gazeta da Fama.

Compartilhe:

Você também vai gostar

Tentativa de impedir Roberto Cabrini de gravar matéria sobre exploração de crianças em Marajó

Exploração sexual de crianças em Marajó: Tentaram impedir reportagem de Roberto Cabrini para o Domingo Espetacular

Joana Sanz e Daniel Alves estavam juntos há 8 anos, com a condenação por estupro o que vai acontecer com o casamento?

Mulher de Daniel Alves desabafa após condenação do jogador, amor e coração ferido

Luana Piovani, acompanhada das apresentadoras do Podcasr PodDelas, conta sobre assédio de diretor da Globo

Luana Piovani relata episódio de assédio envolvendo diretor da Globo

Rolar para cima