Lançamento de nova boneca Barbie encanta meninas com síndrome de Down

Publicado em:

26/04/2023

A modelo inglesa Elie Goldstein foi a escolhida para o lançamento da nova boneca Barbie com síndrome de Down
A modelo Elie Goldstein no lançamento da Barbie com síndrome de Down (FOTO Rep./Mattel/Catherine Harbour)

Barbie com síndrome de Down é lançada pela Mattel

A inglesa Elie Goldstein, 21 anos, foi a primeira modelo com a síndrome de Down a aparecer em grandes campanhas publicitárias.

Toda modelo tem o sonho de aparecer na capa de uma revista como Vogue, e Elie foi capa da Vogue britânica num ensaio em que foram mostradas 19 pessoas com deficiência que atuam nos segmentos de moda, esporte e artes

Elie é capa da revista Vogue, edição inglesa

Assim não foi surpresa que Elie fosse escolhida para o lançamento da Barbie com Down:

“Quando vi a boneca, me senti tão emocionada e orgulhosa. Significa muito para mim que as crianças possam brincar com a boneca e aprender que todos são diferentes. Tenho orgulho da Barbie ter me escolhido para apresentar as bonecas ao mundo.”





Houve uma época em que crianças com Down eram escondidas, consideradas uma vergonha para suas famílias e Elie defende que ser diferente não é ruim porque “A diversidade é importante, pois as pessoas precisam ver mais pessoas como eu no mundo e não serem escondidas, a Barbie ajudará a fazer isso acontecer”.

A mensagem é “sou diferente” e “tenho orgulho em ser diferente”.

A Mattel conclui que inclusão é um bom negócio

Foi esta inclusão que a Mattel, a gigantesca empresa de brinquedos infantis, buscou lançando a Barbie Down, com as características comuns às portadoras da síndrome:

A empresa pesquisou muito para que a boneca representasse a realidade com exatidão, “A nova Barbie terá uma forma mais arredondada, orelhas menores e uma ponte nasal plana, enquanto os olhos são amendoados. As palmas das bonecas ainda incluem uma única linha, uma característica frequentemente associada às pessoas com síndrome de Down.”

É importante entender que a Mattel, como empresa, busca a lucratividade.

E oferecer ao público bonecas que representam pessoas com deficiência é, agora, um excelente negócio, porque nossa sociedade aceitou que diferença não é vergonha, mas sim motivo de orgulho.

Desta forma surgiu a linha  Barbie Fashionista, incluído:

  • Uma Barbie negra cadeirante negra e com olhos azuis
  • Um “Ken com vitiligo” (problema de pele)
  • Uma Barbie fashion de cabelos cor de rosa e prótese em uma das pernas
  • Uma Barbie loura que precisa usar óculos
Linha Barbie Fashionista da Mattel que em 2023 foi completada com a Barbie com Síndrome de Down
Linha Barbie Fashionista da Mattel que foi completada com a Barbie com Síndrome de Down (FOTO Rep./Mattel)

E inclusão não se restringiu a deficiências, mas buscou apresentar diversidade. Assim foi lançada uma boneca negra de penteado afro, que foi sucesso mundial de vendas em 2021,

Até mesmo uma Barbie com aparelho auditivo foi lançada.

Para lançar a Barbie com aparelhos auditivos, a gigantesca empresa contratou a Dra. Jen Richardson, médica especialista em audiologia, para que o brinquedo fosse a cópia exata de alguém que tivesse necessidade do uso do aparelho.

A Dra. Jen nos explica que a Barbie com rabo de cavalo, para deixar o aparelho auditivo rosa choque bem visível, pode ajudar pessoas com perda auditiva, melhorando sua auto estima. “Estou muito emocionada por meus jovens pacientes verem e brincarem com uma boneca que se parece com eles”, disse.

Linha Barbie Fashionista da Mattel lança boneca com aparelhos auditivos, à venda a partir de junho de 2022
Linha Barbie Fashionista da Mattel lança boneca com aparelhos auditivos, à venda a partir de junho de 2022 (FOTO Rep./Mattel)

A executiva Lisa McKnight, chefe mundial de bonecas Barbie, disse, em um comunicado à imprensa que “As crianças também devem ser incentivadas a brincar com bonecas que não se parecem com elas para ajudá-las a “entender e celebrar a importância da inclusão”.

Imagine que você tem uma filha e uma coleguinha de escola dela é cadeirante. Se você comprar uma Barbie cadeirante, sua filha poderá aceitar melhor a amiguinha com suas limitações , incluí-la nas brincadeiras que imaginar e, assim, passar a incluí-la nas brincadeiras reais.

O mundo se tona um lugar melhor quando uma grande empresa como a Mattel consegue unir sua contínua busca por lucro com preocupação social de melhorar a qualidade de vida de seus clientes.

Veja mais sobre fatos & fotos clicando aqui.

Compartilhe:

Você também vai gostar

Yasmn Brunet produzida para um desfile ou à vontade em casa, uma beleza espetacular

Yasmin Brunet chora ao saber de comentários sobre seu corpo: “Rosto lindo e corpo estranho”

Enzo Celulari pisou na bola acusando João Figueiredo de ter casado com Sasha por interesse. Se deu mal

Enzo Celulari rompe o silêncio e fala pela primeira vez sobre confusão com Sasha

Neymar está sendo processado por propaganda enganosa por ter sido, durante 2 anos, embaixador da Blaze

Neymar é bom de bola? É bom de cama? Então, por que ele está sendo processado por propaganda enganosa?

Rolar para cima