Ana Castela acusada de plágio por sua música Solteiro Forçado

Publicado em:

13/12/2023

Um processo corre na justiça por conta de direitos autorais. Ana Castela cometeu plágio em seu sucesso "Solteiro Forçado"?
Ana Castela cometeu plágio em seu sucesso "Solteiro Forçado"? (Foto: Eduardo Martins / AgNews)

O mundo da música sertaneja foi sacudido com a notícia de que Ana Castela está sendo processada por plágio em seu mais recente sucesso, o hit “Solteiro Forçado”.

Luan Kaique Vieira Castelan, compositor desde os 12 anos, alega que o sucesso de Ana possui similaridades marcantes com sua música “Lado Direito da Cama”, registrada em 2019.

Ana Castela cometeu plágio? Ou não?

Ana Castela, a artista sertaneja, enfrenta um processo judicial por supostamente ter plagiado a melodia e o clipe do seu mais recente sucesso, a música “Solteiro Forçado”.

O demandante, Luan Kaique Vieira Castelan, afirma que compõe desde os 12 anos e que sonha desde a infância se tornar uma estrela da música sertaneja.

Em seu processo Luan descreve detalhadamente as razões que o fazem acreditar que o mais recente sucesso da “Boiadeira” se trata, na verdade, de uma cópia descaradamente óbvia de uma obra sua, “Lado Direito da Cama”, registrada em 2019.

Na petição inicial, Luan pede à justiça que sejam adotadas medidas legais que incluem a retenção de receitas em plataformas como Apple Music, Youtube e Spotify e exige R$ 200.000 por danos morais.

Ele também pede, com urgência, que a justiça impeça Ana Castela e todos as outras pessoas que se relacionam de alguma maneira com a gravação sejam proibidas de cantar “Solteiro Forçado” em shows até que o processo esteja definitivamente encerrado.

Só que o pedido de Luan não se encerra aí, ele quer também uma retratação pública de Ana Castela onde ela reconheça o seu plágio, ou seja, reconheça publicamente que copiou descaradamente a obra dele.

Só que na vida nada é simples: Luan entrou com um processo na cidade de Ribeirão Preto e Ana reside em Londrina. Por isso, o juiz mandou o processo para lá.

Só que Luan mora em Ribeirão Preto e, por isso, tudo o que acontecer no processo vai envolver os Tribunais de Justiça dos Estados do Paraná e São Paulo, que vão ter que se comunicar entre si em tudo o que se relacionar. E isto provavelmente quer dizer que, como esse processo não envolve matéria de direitos humanos ou temas de Estado, o pedido urgente de Luan provavelmente vai levar bastante tempo para ser respondido na justiça.

Um processo corre na justiça por conta de direitos autorais. Ana Castela cometeu plágio em seu sucesso "Solteiro Forçado"?
Será que Ana Castela cometeu plágio em seu sucesso “Solteiro Forçado”? (Foto: Eduardo Martins / AgNews)

Enfim, na briga entre Castelan e Castela, por enquanto o hit “Solteiro Forçado” continua podendo ser cantado, os recebimentos pela sua reprodução continuam normalmente e Ana Castela não precisa admitir publicamente ter feito, ou não, o que o artista diz ser uma cópia descarada de seu trabalho criativo.

Porém, se depois algum tempo, talvez anos, a justiça decidir conceder o pedido urgente de Luan, ele realmente vai conseguir retirar do ar uma música que provavelmente já vai ser um clássico.

Talvez seja como se um processo da época do lançamento da música “Yesterday”, dos Beatles, tornasse proibida a sua reprodução até que os “fab four” pagassem a indenização pedida pelo suposto autor da música e que Lenon e McCartney fizessem conjuntamente uma carta de retratação pelo plágio cometido.

Enfim, a verdade é que na indústria musical não tem bobo e todos os envolvidos estão tentando se dar bem nessa questão.

Cada um de nós pode, ouvindo as duas música, fazer seu próprio julgamento do caso ouvindo “Solteiro Forçado” e “Lado Direito da Cama“.

O que realmente importa é que esta acusação de plágio contra Ana Castela traz à tona um debate acalorado sobre o que é originalidade na música. Coloca em questão, também, a diferença entre uma artista se inspirar na obra da outra ou dela tentar descaradamente se apropriar.

A justiça será feita mas de forma lenta. Quanto tempo será necessário para sabermos o final desta novela? Nossos netos, com certeza vão assistir o último e emocionante capítulo desta história!

Saiba mais sobre o Ana Costela na Gazeta da Fama!

Compartilhe:

Você também vai gostar

Yasmn Brunet produzida para um desfile ou à vontade em casa, uma beleza espetacular

Yasmin Brunet chora ao saber de comentários sobre seu corpo: “Rosto lindo e corpo estranho”

Enzo Celulari pisou na bola acusando João Figueiredo de ter casado com Sasha por interesse. Se deu mal

Enzo Celulari rompe o silêncio e fala pela primeira vez sobre confusão com Sasha

Neymar está sendo processado por propaganda enganosa por ter sido, durante 2 anos, embaixador da Blaze

Neymar é bom de bola? É bom de cama? Então, por que ele está sendo processado por propaganda enganosa?

Rolar para cima